O curso de Pedagogia da FACEMP realizou nos dias 8, 9 e 10 de novembro o IV Seminário de Integração Curricular de Pedagogia – IV SEMIC, no auditório do Colégio Santo Antônio.
SEMIC 1
Na primeira noite do evento, numa roda de conversa, a professora Cinthia Barreto Santos Souza, doutora em Família na Sociedade Contemporânea e autora do livro ‘Nomes de família’ falou sobre o relançando de sua obra que aborda sobre a história dos nomes em forma de narrativa autobiográfica. A professora Sandra Suely Oliveira, mestre em educação,  também lançou o livro ‘Educação a Distância’ que aborda sobre a importância dessa modalidade para o estudante. Destacando um tema muito atual, o professor Silvano Sulzart, mestre em Educação e Contemporaneidades, falou sobre seu livro ‘O Diário de Davi’, o qual discute como a escola lida com as crianças que sofrem bullyng, característica LGBT.  Já a professora Cristiane Lopes de Mota, mestre em História Regional e Local, traz em seu livro ‘O golpe de 1964’ discussões sobre o ensino de história. A conversa se constituiu num espaço de formação, troca de experiências,  ressonância coletiva, construção e reconstrução de conceitos e de argumentos.
SEMIC 2
Na noite do segundo dia do evento os alunos do curso de pedagogia da FACEMP participaram de uma palestra com a professora Dra. Carla de Quadros, como atividade do IV SEMIC – Seminário de Integração Curricular do curso de Pedagogia da FACEMP. A professora Dra. Carla de Quadros, narrou sua história de vida e sua constituição como docente a partir de suas memórias de estudante. Uma história de quem aprendeu a ser professor, no contexto da escola pública. De forma simples, fundamentada e bem divertida, os alunos do curso de pedagogia refletiram sobre o fazer docente.
Além dos alunos do curso de pedagogia, estavam presentes alunos da Universidade do Estado da Bahia, professores da Rede Municipal e Estadual de Ensino de Santo Antonio de Jesus e os professores do curso de Pedagogia.
SEMIC 3
 O terceiro e último dia do IV Seminário de Integração Curricular do Curso de Pedagogia da FACEMP – IV SEMIC teve mais de 15 trabalhos/artigos apresentados. Temas como inclusão escolar, autismo, ludicidade, libras na escola, formação de professores, o imaginário das lendas de Dandara dos Palmares, alfabetização dos alunos surdos numa perspectiva bilíngue, autobiografia em um processo dialógico, dentre outros, fizeram parte das salas de comunicação oral. Participaram também alunos da UNEB e UESC, a professora Patricia D’Ávila, diretora do NRE 021, professora Rubiane Vieira de Jesus e alunos do Colégio Santo Antônio autores do Projeto AcquaSense vencedor no quarto lugar na Feira Internacional de Ciências – MOSTRATEC. Os alunos do Colégio Santo Antonio estavam acompanhados pelo professor Marconi Brito e pela Ir. Socorro Miranda, diretora do Colégio Santo Antonio. A partilha de experiências foi enriquecedora.
Acompanhe a cobertura completa do IV SEMIC no Blog do Curso de Pedagogia FACEMP.